segunda-feira, 18 de junho de 2012

Oração subordinada.

Olá pessoal, tudo bem??

Hoje, estudei a oração subordinada. O assunto não é difícil e eu considero bastante importante o estudo do assunto ora em análise, sobretudo para poder desenvolver uma ideia, começar um texto, enfim concatenar os pensamentos.

Quem nunca já se atreveu a escrever e não soube como começar?? Então, o estudo da oração subordinada ajuda a desenvolver ideias.

Assim, p. ex., se usarmos a oração subordinada adverbial concessiva podemos facilmente desenvolver uma ideia. Vejam bem o exemplo: "Embora o Rio de Janeiro tenha praias belas, Maceió tem praias mais bonitas. Portanto, as praias de Maceió são mais belas".


Atenção!!! Percebam que a oração "Maceió tem praias mais bonitas" é uma oração principal. "Embora o Rio de Janeiro tenha praias belas" é uma oração subordinada adverbial, visto que indica-lhe uma circunstância uma concessão.


Dica!! É muito comum, os escritores para desenvolverem suas ideias usarem do silogismo, ou seja, 02 premissas e 01 conclusão. Por meio da oração subordinada adverbial concessiva, eu desenvolvi as 02 premissas. A oração "Portanto, as praias de Maceió são mais belas" foi minha conclusão.



Vide #15 sintaxe - período composto por coordenação.


No período composto por subordinação, existem pelo menos 02 orações: i) uma oração principal - é aquela que não exerce função sintática no período e vem sempre acompanhada de uma outra oração que lhe completa o sentido; caracteriza um de seus nomes; indica-lhe uma circunstância; ii) uma oração subordinada que completa-lhe o sentido; caracteriza um de seus nomes; indica-lhe uma circunstância.


Atenção!! A Oraçãoo subordinada pode ser então:

- Oração subordinada substantiva: completa o sentido da oração principal;

- Oração subordinada adjetiva: caracteriza um de seus nomes;

- Oração subordinada adverbial.


Atenção!! A oração subordinada recebe as denominações acima justamente porque ela pode ser ora substantiva, ou seja, assumir a função do substantivo; ora pode ser adjetiva, ou seja, assumir a função do adjetivo; ora pode ser adverbial, ou seja, assumir a função de advérbio.

Gostaram? um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário