segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pronomes pessoais do caso oblíquo.

Olá pessoal, tudo bem??

Hoje, mergulhei no emprego dos pronomes pessoais do caso oblíquo. Aprendi um dica muito legal!!
Como já disse alhures, o pronome serve para substituir ou acompanhar o nome. Então, vamos lá!

Alguma vez na vida, a professora Maricota já fez a gente decorar os pronomes pessoais, que se subdivide (VTI + SE = voz ativa. Verbo concorda com a 3º pessoa do singular) em: i) retos; ii) oblíquos.

Contudo, hoje focaremos nos pronomes pessoais oblíquos, vamos a eles:

* Me, mim, comigo;
* Te, ti, contido;
* Se, si, consigo, o, a, lhe, prep + ele;
* Nos, conosco, prep + nós;
* Vos, convosco;
* se, si, consigo, os, as, lhes, prep + eles.

DICA!!

Os pronomes pessoais oblíquos são, na análise sintática, classificados como objeto direto ou objeto indireto. Pontato, vamos a eles:

* "O", "a", "os" , "as" --> sempre serão objetos diretos.

* "Lhe", "lhes" --> sempre serão objetos indiretos.

* "Me", "te", "se", "nos", "vos" --> ora são objetos diretos, ora são objetos indiretos.

Atenção!! Nas provas de concurso público caem mais os pronomes "o, a, os, as" e "lhe", "lhes", justamente porque os outros pronomes pessoais oblíquos podem ser tanto objeto direto, como objeto indireto.

Atenção!! Em uma oração não podem ter 02 complementos iguais, como p. ex., 02 objetos diretos, 02 objetos indiretos.


Ex1: Na oração "Pediram-os que se mantivessem calados" o pronome oblíquo está empregado de forma correta???

Tal oração está ERRADA. Vejam bem: na oração já existe um objeto direto. "Pediram". Pediram "o que"? "que se mativessem calados".

Portanto, já existe um objeto direto. Para oração ficar CORRETA seria: "pediram-lhes que se mativessem calados".

Atenção!! Observem que o "lhes" está exercendo a função de objeto indireto. "lhes" = a eles.



Outra coisa legal que aprendi acerca de pronomes oblíquos. Ontem, foi o dia do índio, e com certeza já escutou a piadinha: mim são se conjuga verbo.
Já me peguei tantas vezes incidindo nesse erro.

DICA!!! Os pronomes retos sempre serão sujeitos (eu, tu, ele, nós, vós, eles); os pronomes obliquos sempre serão complementos verbais.

Atenção!!! Portanto, quando em um oração já estiver o sujeito expresso, usam-se (VTD + SE = voz passiva. O verbo concorda com o sujeito) os pronomes oblíquos.


Um exercício bom pra treinar. Completem com "eu", "mim","tu", ti":

"Os desentendimentos existentes entre ________ e ______ provêm de uma necessidade que a vida estabeleceu para ______ traçar um caminho que vai de ____ a ______".


E aí? Tá fazendo a dança da chuva e gritando uh uh uh???

É meu amigo, não é fácil não.



O correto seria:

"Os desentendimentos existentes entre mim e ti provêm de uma necessidade que a vida estabeleceu para eu traçar um caminho que vai de mim a ti".


Atenção!! Na primeira oração o sujeito é "os desentendimentos existentes". Faça a pergunta: O QUE NÓS FALAMOS QUE "PROVÊM"? os desentendimentos existentes. Portanto, se na oração já tem um sujeito é um erro crasso botar entre "eu e tu".


Atenção!! No terceiro "_____", nós temos que ser mais ardilosos. Existem 02 verbos: "estabeler" e "traçar". Portanto, 02 orações. O sujeito do verbo "estabelecer" é "a vida". Faça a pergunta: O QUE NÓS FALAMOS QUE ESTABELECEU? a vida. O verbo "traçar" tem que ser "eu", visto que não se pode começar uma oração com o pronome oblíquo.


Atenção!! nas últimas hipóteses, o sujeito é o "que" substituindo "caminho". Portanto, se já tem o sujeito, usa-se o pronome oblíquo.


Gostaram? abraços...

Um comentário: